Já faz alguns meses que há rumores sobre a possibilidade de que o WhatsApp começaria a possibilitar a abertura de contas de empresa com o que as marcas possam iniciar conversas com os usuários. Algo que já é uma realidade, posto que WhatsApp Business foi anunciado pelo próprio blog do popular app de mensagens. Este novo app já está sendo testado por várias empresas e parece que será a solução para os problemas de monetização do WhatsApp.

WhatsApp Business

Todos os detalhes do WhatsApp Business

Os rumores sobre a possibilidade de um WhatsApp para empresas viria por ser uma forma para tomar partido de um app que conta com uma base de usuários tremenda (mais de um bilhão por dia – em inglês) e que até agora não possuía nenhum método para obter rendimento econômico disso. Uma proposta um pouco lógica já que é toda uma realidade e do que já sabemos muitíssimas coisas.

A primeira coisa que você deve saber sobre estas contas de empresas é que terão um símbolo verde de verificação ao lado de seu nome que nos indicará que tal número de telefone pertence a uma conta empresarial. Uma característica que já conhecemos de outros serviços como Facebook ou Twitter que fazem algo similar e que serve para que possamos diferenciar dos usuários comuns. O nome que irá aparecer será o que nós atribuirmos, ou em caso de não escolhermos, o que a própria empresa tenha escolhido. Além disso, quando falarmos com uma empresa pelo WhatsApp, nos aparecerá uma mensagem amarela dentro do chat, o que nos indica que estamos falando com uma conta verificada.

Uma das grandes preocupações que todos temos é o feito de evitar spam desnecessário e o pessoal do WhatsApp assegurou que não temos que temer isso com o serviço WhatsApp Business. Se não queremos falar com uma empresa ou se começam a abusar do spam, podemos bloquear sem problemas como se tratasse de um contato convencional. Uma grande notícia para evitar o bombardeio de informação típico ao qual estamos acostumados por e-mail ou chamadas telefônicas.

WhatsApp Business terá dois modelos dependendo do tamanho da empresa

Embora não tenham ainda revelado quais serão as tarifas para as empresas, já confirmaram que existirão dois modelos econômicos que dependerão do tamanho da companhia que deseje usar o WhatsApp Business: um modelo gratuito para as empresas pequenas ou locais que permitirá que estes negócios contem com seu número verificado e algumas opções de mensagens que ainda não foram reveladas, e um modelo maior para as empresas de maior tamanho que permitirá uma maior gama de opções.

A linha aérea KLM foi uma das primeiras empresas a confirmar sua presença no WhatsApp Business e do uso do modelo de negócio para grandes empresas. No vídeo que publicaram é possível ver algumas características como a possibilidade de receber informações sobre os voos adquiridos, a recepção do ticket de embarque ou a possibilidade de obter informações sobre os voos em tempo real. E mais, foi anunciado que terão um serviço de atendimento ao cliente constante em vários idiomas e durante as 24 horas do dia. Por enquanto, não temos nenhum dado sobre os custos deste serviço de empresas através do WhatsApp.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here